As dúvidas são comuns e correntes em torno da especialidade rx contrastado.
O exame rx é um procedimento que cria imagens através de ondas eletromagnéticas.
Essas ondas percebem de forma mais nítida partes do corpo mais densas, como os ossos. Tecidos menos opacos e, por conseguinte, menos densos, como rins, estômago, vasos sanguíneos não conseguem ser percebidos.
Tal não percepção se tem vez a menor, ou mesmo não absorção da radiação por órgãos e partes moles, que, se não o uso do contrataste, não apareceriam em exame simples de rx.
É certo que se não houvesse o uso do contraste, inviabilizado estaria o exame de diversos sistemas do corpo.
Os contrastes, em essência, aumentam (radiopacos, positivos, por exemplo o bário) ou diminuem (radiotransparentes ou negativos, como o ar) a capacidade de absorção da radiação, a depender da sua composição química (com iodo ou sem iodo, como o Gadolínio).
Aqueles iodados podem ser administrados por via oral ou intravenosa, sendo adotados para realçar diversos órgãos do aparelho urinário, digestivo, vasos sanguíneos (em qualquer parte do corpo) e útero. Aqueles a base de sulfato de bário são indicados para estruturas do trato digestivo.
O sistema urinário é formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo para o seu estudo realizados os procedimentos Urografia Excretora, que avalia o sistema urinário em geral, e a Uretrocistografia, que estuda especificamente a uretra e a bexiga.
O sistema digestório, que estuda o caminho dos alimentos pós digestão, é estudado por via dos procedimentos: Enema Opaco ou Clister, Esofagograma, Deglutograma, Videodeglutograma, REED (raio-x contrastado do esôfago, estômago e Duodeno) e Trânsito Intestinal.
O procedimento Enema Opaco estuda o intestino grosso e reto, podendo ser realizado por duas técnicas: duplo contraste e técnica de Neuhauser.
Nessa mesma linha, temos o Esofagograma, que destaca a forma e função dos mecanismos de deglutição da faringe e do esôfago; assim como o Deglutograma e o Videodeglutograma que verificam a capacidade de deglutição, o primeiro em imagem, o segundo em vídeo.
O REED analisa o trato gastrointestinal alto, enquanto o teste de Trânsito Intestinal mostra a forma e funcionamento da área total do intestino delgado.
Por fim temos o sistema reprodutor feminino. Aqui as trompas são avaliados, por via do exame de Histerossalpingografia, sendo administrado contraste iodado canal vaginal. Esse exame costuma ser indicado para investigar a infertilidade e anomalias nas trompas uterinas.
A Davi Rezende é referência no diagnóstico radiológico, pioneira na realização de exames contrastados, tanto em adultos quanto em crianças.
Para mais informações acesse www.davirezende.com, e/ou ligue para (31) 2538-9300. Se preferir atendimento via WhatsApp envie mensagem para (31) 97180-0034.
Dra. Adriana Lamego Rezende – CRM28010
Radiologia e Diagnóstico
Dra. Fernanda Sousa – CRM66049
Ecocardiográfica
Dra. Júnia Guimarães – CRM24197
Diagnóstico por Imagem, com área de atuação
exclusiva em Ultrassonografia geral
Dra. Lívia Ribeiro – CRM52004
Radiologia e Diagnóstico
Dra. Valéria Adriana
Ecocardiografia Vascular com Doppler
Margaret Mendonça Diniz da Corte – CRFA65558
Fonoaudióloga
Dra. Maísa Coelho – CRM61693
Diagnóstico por Imagem, com área de atuação
exclusiva em Ultrassonografia geral
Dr. Newton Oliveira – CRM30342
Diagnóstico por Imagem, com área de atuação
exclusiva em Ultrassonografia geral
Dr. Pedro Sampaio Silva – CRM81170
Generalista