Grávida? Saiba mais sobre quais os principais tipos de ultrassom [e momento] a serem feitos durante a gravidez.

Anatomia Humana
Rx Contrastado: O que é? Contrastes: para que servem? Quais os tipos? Sistemas do corpo humano: Urinário, Digestório, Reprodutor humano.
27 de julho de 2020
Exibir tudo

Grávida? Saiba mais sobre quais os principais tipos de ultrassom [e momento] a serem feitos durante a gravidez.

Conhecer o bebê é um dos momentos mais especiais da gravidez.

Não apenas, acompanhar o seu crescimento e desenvolvimento são ações necessárias e imprescindíveis ao bom pré-natal, levando aos pais previsibilidade, conforto e assertividade.

Na Davi Rezende realizamos vários tipos de ultrassom gestacional, a depender do tempo e momento da gestação.

Falemos um pouco sobre cada tipo:

ULTRASSOM OBSTÉTRICO:

Um dos exames mais importante da gestação.

Com ele é possível o acompanhamento da gestação, permitindo a análise de eventuais malformações, além de acompanhar periodicamente o desenvolvimento fetal.

Geralmente iniciada na 7ª semana de gestação.

A seguir exporemos mais sobre suas modalidades:

ULTRASSOM OBSTÉTRICO ENDOVAGINAL ou TRANSVAGINAL (1º TRIMESTRE):

Primeiro exame de ultrassom a ser feito. Considerado um dos exames mais importantes na gestação, ele deve ser feito, preferencialmente, entre a 8ª e a 12ª semana.

Via vaginal, permite a visualização do embrião ainda muito pequeno, possibilitando, ainda, a verificação: do tempo de vida do bebê, quantidade de embriões, seu tamanho, entre outras informações; dando início, assim, a todo o planejamento necessário para o parto.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO COM MEDIDA DA TRANSLUCÊNCIA NUCAL:

Este ultrassom, além da captura de imagens, mede a nuca do feto.

Com ele é possível rastrear o risco de o bebê ter possíveis doenças genéticas ou alterações estruturais.

Ele deve ser feito entre a 11º e 14º semana de gestação.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO MORFOLÓGICO:

Realizado geralmente no segundo trimestre da gravidez, entre 11ª e 14ª semana de gestação e na janela entre a 20ª e a 24ª semana.

Verifica a formação dos órgãos e estruturas do bebê, avaliando questões relativas ao seu crescimento e desenvolvimento.

ULTRASSOM PERFIL BIOFÍSICO:

Visa verificar o bem-estar do feto. Realizado por volta da 30º semana da gestação, visa acompanhar a taxa de crescimento do bebê, a sua vitalidade e posição dentro do útero e, também, quantidade de líquido amniótico presente.

ULTRASSOM DOPPLER COM FLUXO OBSTÉTRICO + MAPEAMENTO:

Pode ser realizado ainda no primeiro trimestre ou final da gestação, seguindo a mesma forma de execução de um ultrassom tradicional.

Além das imagens do desenvolvimento fetal, com a realização deste tipo de ultrassom é possível levar ao médico o fluxo sanguíneo que vai da placenta para o bebê e vice-versa, além dos batimentos cardíacos do bebê, a quantidade de oxigênio, entre outras informações.

A Davi Rezende é especializada e referência no diagnóstico por imagem, oferecendo diversos serviços de imagem relacionados a todas as etapas da gravidez (antes, com o procedimento de histerossalpingografia, durante, com os diversos tipos de ultrassom), e mesmo após o período gravídico, no recém-nascido.

Para mais informações sobre os exames comentados, e seus conexos ligue para (31) 2538-9300. Prefere atendimento via WhatsApp? Então envie mensagem para (31) 97180-0034.

Teremos enorme prazer em atendê-lo.

Equipe Davi Rezende.

Agendamento, Dúvidas?