Mamografia. O que é? Quem deve fazer, mulheres, homens? Qual sua complexidade? Como é realizada? Preparo? Grávidas podem realizar? O que é a mamografia digital bilateral? Quais exames podem ser complementares à mamografia?

Biópsia. Quais os tipos e quando realizar o procedimento?
12 de novembro de 2019
Exibir tudo

Mamografia. O que é? Quem deve fazer, mulheres, homens? Qual sua complexidade? Como é realizada? Preparo? Grávidas podem realizar? O que é a mamografia digital bilateral? Quais exames podem ser complementares à mamografia?

A mamografia ou mastografia é um exame de rastreio por imagem, que ajuda no diagnóstico de alterações (lesões benignas na mama) e doenças (câncer, que podem estar palpáveis ou não) na mama, quer em homens, quer em mulheres.

O procedimento, nas mulheres, que deve ser realizado anualmente naquelas com mais de 40 anos; ou, para aquelas com risco aumentado, por questões de genética ou do gênero, a partir dos 30 anos de idade. Já nos homens, é indicada a realização da mamografia quando percebida a presença de nódulo palpável ou aumento do volume das mamas.

A mamografia é um exame simples, de baixa complexidade, ágil, de pouca exposição à radiacão, baixa dor, ou mesmo nada, de custo-benefício favorável, capaz de gerar diagnóstico preciso, que muito subsidia o profissional responsável pelo estudo e diagnóstico da imagem.

Para sua realização, a mama é encaixada no mamógrafo, e pressionada, o que em regra não causa desconforto ou dor, durando, em média, de 30 a 40 segundos.

Não é exigido qualquer preparo especial para a realização da mamografia. Pede-se apenas o não uso de talco, desodorantes e cremes nas mamas e axilas. Pede-se também a apresentação de exames anteriores atinentes à mama (por exemplo: mamografias recentes e ultrassons), o uso de blusa e calça ou saia, roupas leves; caso idoso(a) ou portador(a) de alguma necessidade especial, e mesmo menores de idade, que compareçam devidamente acompanhados, nesta última hipótese, de seu representante legal.

Pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez, vez a emissão de radiação, não podem realizar o exame.

Na Davi Rezende realizamos a mamografia digital bilateral, que é realizada em aparelho digital, que, em suma, transforma o raio-x em sinal elétrico e transmite para um computador, em forma de imagem digitais.

Tais imagens são armazenadas em servidores de imagens específicos, seguros, podendo as imagens serem recuperadas e trabalhadas em software específico, ou mesmo de forma remota.

Exames complementares à mamografia podem ser necessários a depender da complexidade e precisão dos resultados obtidos pelo paciente.

Como subsídio a mamografia, podem ser realizados exames de ultrassom de mama e axilas (https://www.davirezende.com/especialidade/us-estruturas-superficiais/), biópsia (https://www.davirezende.com/especialidade/us-biopsia-percutanea-core-biopsy/), e punção (https://www.davirezende.com/especialidade/us-puncao-aspirativa-por-agulha-fina-paaf/), todos estes realizados na Davi Rezende.

Para mais informações sobre o exame mamografia digital e seus complementares, acesse: https://www.davirezende.com/especialidade/mamografia-digital-bilateral/, e/ou ligue, envie WhatsApp para (31) 2538-9300.

Equipe Davi Rezende.

Agendamento, Dúvidas?